terça-feira, 10 de maio de 2011

Sustentação tem potencial de uma rede solidária

 O Projete esteve presente na reunião descrita abaixo, com a participação da extensionista estudante Luana Luizy e da extensionista profa Dione Moura.

Informe por Carolina Ramalhete

Na reunião, que aconteceu em 04 de maio, no SG 10, UnB, os 17 presentes, dentre  representantes de coletivos, instituições e grupos comunitários diversos, concluíram que o coletivo Sustentação tem potencial de formar uma rede solidária. Todos têm vontade de se organizar  em rede e dar continuidade aos encontros, mas o que isso significa?

A rede solidária é uma organização horizontal de pessoas, que podem representar instituições,  coletivos ou a si mesmas. Na rede solidária não há hierarquias e ocorre a gestão partilhada, a liderança múltipla e a participação voluntária. O grupo promove o empoderamento e a autonomia dos integrantes, o diálogo e a atuação engajada, reunidos em torno de propósitos, valores e ações compartilhadas. É uma forma de se organizar e funcionar baseada na troca e nas conexões, nos fluxos e na comunicação, que se fortalece e se mantém viva pela vontade, pelo protagonismo dos membros e pelas ações desenvolvidas coletivamente.
Na sustentação as estratégias de vinculação e diálogo são rodas de conversa e oficinas. Também há uso de ferramentas virtuais. A causa comum aos integrantes do coletivo é o trabalho pela sustentabilidade socioambiental, e o lugar de encontro é a UnB.

Um dos potenciais de atuação da Sustentação é a práxis em prol da gestão sustentável da UnB. Isso se dá pelo desenvolvimento de projetos e pelo diálogo sobre questões socioambientais relevantes. Conforme o grupo ganha identidade surgem possibilidades de participação em espaços públicos de discussão. 

Sustentação participará da organização do Seminário Socioambiental da UnB

Haverá ainda no primeiro semestre de 2011 um seminário para discutir políticas de sustentabilidade na UnB, organizado pelo Núcleo da Agenda Ambiental.  O NAA abriu espaço para que a Sustentação participe do planejamento do Seminário, sugerindo temas, enfoques e metodologias. É uma oportunidade para que os integrantes se posicionem e participem do processo de transformar as ações socioambientais realizadas na UnB em políticas permanentes, em benefício da comunidade Universitária e das comunidades do DF e entorno que são focos das ações extensão. Haverá reunião da Agenda Ambiental para planejar o evento na quarta, 12 de maio,  15h, e representante da Sustentação terá assento na mesa de diálogo. As contribuições e idéias relativas ao evento podem ser enviadas por e-mail (sustentaçãounb@gmail.com, carolramalhete@gmail.com) ou compartilhadas em reunião prévia, também na quarta-feira, 12 de maio, 13:15, no pátio da Reitoria.

Bolsas apóiam estudantes que desejam se vincular aos projetos Agenda Ambiental da UnB
Quem quer participar de projetos de extensão relacionados à temática socioambiental pode concorrer a bolsas de extensão do DEX. Para isso é importante conhecer e contatar os projetos existentes, detectar as vagas disponíveis e se inscrever, para participar da seleção que ocorrerá no dia 13 de maio. Há trinta bolsas de extensão reservadas para projetos ambientais no Edital PIBEX em vigor. Novos projetos poderão se cadastrar a partir do semestre que vem. Para saber mais contatar Mariana da Agenda Ambiental da UnB: marianavaz.naa@gmail.com.

Mural da Ação Sustentável:
Projeto USINA
Há bolsa para participar do projeto Segundo Tempo no CO
Interessados em criação de horta comunitária com parceiros do projeto USINA e
Interessados em pensar e organizar exposição ambiental na BCE entrar em contato com USINA.
Contatos: Edivar Noronha e Thais  Khouri

Projeto Tome Consciência
Precisa-se de parceiros para atuar no projeto Tome Consciência
Temas foco: educação ambiental, consumo consciente, reciclagem
Contato: Evy Bernardes

Projete Comunicação para Sustentabilidade
Espaço para doação de livros. Arrecadação na FAC
*Também para realização de oficinas de comunicação
Contato: Dione Moura e blog www.projeteunb.blogspot.com

Projeto Reciclando o Cotidiano
Precisa-se de voluntários para realizar Oficina em escola do Guará na semana no Meio Ambiente – 
Contato: Edward Conrado

NAA/DEX
Bolsas de Extensão – 30 vagas para atuação em projetos ambientais, até 13 de maio.
Contato: Mariana Tassi

Sustentação
Reunião dia 12 de maio, 13:15, para planejamento participativo do Seminário sobre Sustentabilidade na UnB -  2011
Contato: Carolina Ramalhete

NESCAU
Encontro/ Oficina permanente NESCAU – sextas 12 horas na horta urbana – perto do restaurante Natural, ICC Norte, subsolo.
Contato: Tainá Tupinambá

Contatos:
"Mariana Vaz Tassi" <marianavaz.naa@gmail.com>, (NAA/DEX)
"Edivar Noronha" <ednoronha@gmail.com>, (USINA)
"Thais Khouri" <thaiskhouri@gmail.com>, (USINA)
“Tainá” < tainatupinamba@hotmail.com>,(NESCAU)
"Dione Oliveira Moura" <moura@unb.br>, (PROJETE)
"Evy Bernardes" <evybernardes@gmail.com>, (Tome Consciência)
"Edward Conrado" <condorcruz8@yahoo.com.br>, (Reciclando o cotidiano)
"Carolina Ramalhete" <carolramalhete@gmail.com>, (Sustentação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário