Memória notícias/releases Projete

Projete lança Blog e campanha de arrecadação de livros no Dia Mundial da Água, publicada no Blog Lúmina

O projeto de extensão Projete Comunicação para Sustentabilidade, FAC, lança hoje, 23 de março, no Dia Mundial da Água o seu blog www.projeteunb.blogspot.com e a segunda etapa da campanha de arrecadação de livros.

Veja como participar campanha de livros e saiba mais sobre o Dia Mundial da Água visitando o blog do Projete. Twitter www.twitter.com/projetetuitando

22/03/2011
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FAC da UnB cria Sala de Extensão, publicada no portal Vida Universitária.

Em dezembro, a Faculdade de Comunicação (FAC) inaugurou sua Sala de Extensão. Localizada na Ponta Norte do Instituto Central de Ciências (ICC), o espaço busca ser uma área para o diálogo permanente entre a UnB e a sociedade, promovendo o fortalecimento e o intercâmbio entre os projetos existentes, além de contribuir com a criação de novas iniciativas.

Professor Paulino apresenta novo espaço à comunidade acadêmica. Assista aqui.

A estreia da sala reitera o compromisso da FAC com a extensão, algo presente nos documentos fundantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da unidade. Desde suas origens, atividades buscaram diálogo entre o conhecimento acadêmico e o saber popular.

Por meio da participação, dentro e fora das salas de aula, professores, técnicos e estudantes têm atuado em cursos, ações comunitárias e atividades conjuntas com organizações focadas no jornalismo, publicidade e audiovisual, além daquelas dirigidas à comunicação organizacional.

Na Sala de Extensão, estão reunidas iniciativas de extensão relacionadas ao Departamento de Jornalismo e ao Departamento de Audiovisuais e Publicidade já consolidadas ou estabelecidas recentemente.

O Projeto SOS-Imprensa, por exemplo, é pioneiro no debate sobre mídia e deontologia. A iniciativa, criada pelo professor Luiz Martins da Silva em 1996, reúne estudantes e professores em estudo de casos relacionados à liberdade de expressão e apoio a usuários da mídia. O projeto também faz parte do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas (informacaopublica.org.br). Mais informações sobre o SOS-Imprensa podem ser encontradas em unb.br/fac/sos .

A Sala de Extensão abriga ainda a Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco), o Dissonante e o Projeto Comunicação Comunitária que desenvolvem atividades de mobilização social dentro e fora do Distrito Federal. Ao longo de quase dez anos, além de pesquisas que geraram livros e artigos científicos, as iniciativas produziram conteúdo audiovisual em parceria com veículos comunitários, organizações não-governamentais, GDF e Governo Federal. O material produzido está disponível em unb.br/fac/comcom. O Dissonante, que oferece orientações e tecnologia necessária para levar rádio web aos aproximadamente 500 coletivos cadastrados pode ser acessado pelo portal: dissonante.org

Outra iniciativa presente na Sala é o PROJETE, Projeto Comunicação para Sustentabilidade, coordenado pela professora Dione Moura. O PROJETE realiza atividades sobre comunicação para a sustentabilidade, desenvolvendo mecanismos de comunicação possíveis de serem utilizados em projetos socioambientais.

A sala também passa a sediar o Cineclube da Faculdade de Comunicação, fruto da atuação de estudantes e dos professores Ciro Marcondes e Gustavo de Castro, que promove exibição de filmes e debates com realizadores e especialistas.

A criação da Sala de Extensão pretende estimular que outras unidades acadêmicas criem espaços semelhantes, proporcionando o fortalecimento da integração inter, trans e multidisciplinar.

Que a partir de 2011 mais espaços comuns sejam estabelecidos e possibilitem uma interação crescente da UnB com indivíduos e associações. O diálogo pode trazer benefícios a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação cidadã de profissionais e pesquisadores(as).

Fonte Eu, Estudante


03/01/2011
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oficina de Comunicação, publicada no Blog do Tome Consciência.

CONVITE:

Evento: Oficina Educomunicação e Redes

Data: quinta, 16/12, 14:30h, na FAC, ICC Norte, sala 13

Conteúdo:
fundamentos de comunicação, educomunicação, redes sociais e redes sociais compartilhadas

Objetivo da Oficina:
além de apresentar e compartilhar os fundamentos de comunicação,pretendemos escolher, coletivamente, a plataforma virtual para compartilhamento das ações de sustentatibilidade nas redes sociais da UnB.

Promoção da Oficina:
ação conjunta da equipe do Projete Comunicação para Sustentabildidade, coord. Dione Moura, em parceria com o projeto de pesquisa da mestranda Carol Ramalhete (CDS/UnB).

Siga-nos
@projetetuitando
@tomeconsciencia

Participação aberta e gratuita.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Brasil submerso (Artigo), publicado Correio Braziliense

» Dione Moura
Docente da Faculdade de Comunicação da UnB, coordenadora do Projete Comunicação para Sustentabilidade


Nos anos recentes, o verão brasileiro tem sido cenário de enchentes, deslizamentos e fenômenos afins. Deparamos-nos com as muitas vezes evitáveis perdas de vida, com cenas contínuas de desabrigados, flagelados das chuvas. Em geral, somos tomados pela comoção do momento; reação importante, pois pode gerar ação solidária - doação de recursos, alimentos não perecíveis, medicamentos. Ser voluntário na Cruz Vermelha brasileira, em ONGs, grupos de bairro, grupos religiosos e similares é uma ação relevante.

A parábola nos diz que o próximo é aquele por quem você desvia o seu caminho. Diante de situações de calamidade pública, não há como ficar inerte diante de um quadro de tamanho desamparo.

Passado o momento da comoção, ainda haverá muito a fazer. A começar por questionar quais os motivos dessa omissão histórica. Seja nos centros urbanos ou zona rural-urbana, o cenário se repete. Uma área não é propícia para habitação, mas, ainda assim, a ocupação ocorre. Em algum momento, começa a apresentar sinais de fragilidade, mas não são feitas ações reparadoras ou transferência de moradores. Em seguida, é declarada como área de risco, mas continua habitada. Ao mesmo tempo, deveria ser feito um plano de evacuação para os momentos de iminência de o risco se transformar em dano. Risco é um alerta para o futuro - algo pode acontecer. Dano é o risco concretizado - algo aconteceu.

Depois do dano, surgem os recursos - tardiamente para os que perderam vidas. Se somarmos as já mais de 700 pessoas que perderam a vida na região serrana do Rio de Janeiro com as de São Paulo, Minas Gerais e outros estados, chegaremos, provavelmente, a mais de mil vidas perdidas no Brasil - associadas ao fenômeno das chuvas - em somente um mês.

Mês que sintetiza décadas de uma política urbana que não preveniu e não soube reagir frente ao encontro da ocupação urbana com os fenômenos naturais. Municípios que se formaram sem estabelecer a defesa civil local, ou sem integrá-la com os demais setores; sem traçar um plano de ocupação urbana sustentável; sem executar um plano de comunicação de risco. Comunicação de risco que deveria interligar os órgãos de monitoramento, os três níveis de governo, os órgãos de defesa (não somente a defesa civil), os meios de comunicação e a sociedade civil organizada.

Estamos diante de um crescimento urbano que gerou adensamento populacional em um país de vasto território. Não há emprego, saúde e outros benefícios em todos os lugares, argumentam alguns. Bem, emprego, serviço de saúde, educação, saneamento urbano não brotam do chão. São plantados pela ação humana, por decisões políticas, pela especulação imobiliária, pela concentração de indústria, comércio e serviços.

Poderíamos ter optado pelo modelo metropolitano, por exemplo. Um modelo que colocasse os serviços, a indústria, o comércio e direitos sociais acessíveis de forma descentralizada, em vez de obrigar a população a se dependurar em torno dos mesmos. Lição mais bem explicitada pelo geógrafo Aldo Paviani, em entrevista à revista Campus Repórter.

Nos grandes centros urbanos, e até mesmo nas pequenas cidades, estamos submergindo. Um verão difícil. Sofremos por ações que deveriam ter sido executadas há décadas (quando poderíamos ter escolhido outros modelos de urbanização), há anos (quando poderíamos ter transferido populações de áreas de risco e evitado novos adensamentos), há dias (quando as prefeituras e demais atores responsáveis poderiam ter implementado sistemas de alerta e meios para evacuar as áreas de maior risco).

Há problemas de vontade política, planejamento e gestão, assim como de comunicação de risco, entre outros. Temos que mudar nossos modelos de ocupação urbana, implementar um efetivo mapeamento de áreas de risco e políticas de prevenção, com a devida atenção aos planos diretores de ordenamento territorial (Pdots). Precisamos reduzir a ocupação em áreas de risco identificadas e não somente mapeá-las.

Ainda não temos, mas precisamos ter, um sistema de comunicação de risco que parta do mapeamento, efetue o alerta e apresente planos e condições de evacuação que possibilitem às pessoas salvarem suas vidas. Se não for para salvar vidas, de que servirá?



14 de dezembro de 2010
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Projete capacita em educomunicação e redes
Projete realiza oficina de capacitação em Educomunicação e Redes
Criação de Plataforma Social tenta sanar a falta de articulação entre projetos de extensão da UnB

Por Yasminny Thábata, publicada no Blog Lúmina
Projete

O Projete Comunicação para Sustentabilidade, projeto de Extensão da FAC/UnB, desenvolve nessa quinta feira, dia 16, às 14h30, na sala 13 da Faculdade de Comunicação, a primeira Oficina de Educomunicação e Redes da Universidade de Brasília. O evento é voltado para os projetos de extensão da UnB que possuem cunho sustentável, sendo uma ação conjunta entre a equipe do Projete e a pesquisadora de mestrado Carolina Ramalhete, também membro do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS).

Durante a oficina será realizado um compartilhamento de fundamentos comunicativos, questionamentos quanto à importância da efetivação da comunicação e apresentação de limitações da mesma, proporcionando aos participantes uma visão crítica acerca do modo como a comunicação vem sendo trabalhada em seus projetos. Ao final, serão escolhidas plataformas digitais que integrem os extensionistas e as respectivas visões de seus projetos.

Seguindo a filosofia de Paulo Freire de construção coletiva e transformação humana, a participação no evento é aberta a todos os interessados em comunicação dialógica pautada na construção de redes e na sustentabilidade.

Projete – Comunicação para Sustentabilidade

O Projete- Comunicação para Sustentabilidade é um projeto de extensão da Universidade de Brasília criado no ano de 2010 e orientado pela professora Dione Moura. Sua missão é auxiliar no alcance da excelência na comunicação de projetos de cunho sustentável da Instituição. Parte do trabalho consiste na criação e aperfeiçoamento de planos de comunicação e de redes comunicativas e dialógicas de projetos contemplados pelo Projete.


Twitter: @projetetuitando

Flickr: www.flickr.com/precisamosconversar

e-mail: projetecomunicacaosustentabilidade@googlegroups.com


Serviço


O QUE: Oficina de promoção de diálogos e redes entre projetos de extensão de cunho ambiental da Universidade de Brasília.

ONDE: Faculdade de Comunicação, ICC Norte, sala 13, primeiro piso.

QUANDO: Quinta-feira, 16 de dezembro, às 14h30min.

Contatos

Dione Moura – 8141 6457 – moura@unb.br

Coordenação do Projete – Comunicação para Sustentabilidade


Carolina Ramalhete Vieira – 8185 0507 – carolramalhete@gmail.com

Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília

Iasminny Thábata – iasminny.thabata@factoagencia.com.br

Projete – Comunicação para Sustentabilidade
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oficina Projete Comunicação para Sustentabilidade, publicada no portal da FAC/UnB


Ingressantes da FAC refletem sobre o tema e participam de atividades, como o plantio de mudas de ipês


A equipe do Projete Comunicação para Sustentabilidade promoveu uma oficina no dia 20 de outubro, quarta-feira, como parte das atividades da Semana de Boas Vindas aos ingressantes da FAC 2/2010. O objetivo foi promover uma reflexão sobre o tema sustentabilidade.

Os alunos foram convidados a fazer uma reflexão acerca do significado de sustentabilidade e sobre suas atitudes em relação ao ambiente. Como parte das atividades, eles saíram pelas proximidades da Faculdade de Comunicação com câmeras fotográficas em busca de situações que remetessem a atitudes sustentáveis e não sustentáveis. Após a coleta do material, o grupo fez uma análise das imagens, destacando os motivos pelos quais foram escolhidas.

Durante a atividades, os participantes conheceram a Agenda Ambiental, um dos produtos que a equipe do Projete está desenvolvendo. A UnB já possui a sua Agenda, mas a Faculdade de Comunicação ainda não tem a sua porque o modelo de gestão da Faculdade ainda não foi adequado ao contexto ambiental. “A idéia é conscientizar alunos, professores e funcionários para gerar um comportamento diferente” afirmou Laís Pimenta, estudante que faz parte do projeto.

Em meio a muita descontração, os participantes da oficina plantaram cinco mudas de ipês no final da Ala Norte do ICC. Dione Moura, responsável pelo Projete, ressaltou que esse “é um lúdico seríssimo”. Para registrar suas atividades, a equipe criou uma página de compartilhamento de fotos "Precisamos Conversar". A idéia inicial é colher material para preparar a exposição que o grupo fará, em dezembro, durante a comemoração ao Dia do Catador. Como lembrança, os participantes ganharam sementes de ipês colhidas na UnB, com instruções de como plantá-las.

Saiba mais

O Projete Comunicação para Sustentabilidade é um projeto de extensão da FAC que conta com oito alunos de graduação, uma de pós-graduação e outros alunos de graduação iniciando. O seu objetivo é “articular em rede as ações de comunicação, e também dar suporte a projetos da UnB que trabalham com meio ambiente, mas que não tem uma estrutura de comunicação”, como explica Dione Moura. Busca ao mesmo tempo promover uma dinâmica de sustentabilidade e formar pessoas na Faculdade de Comunicação.

Precisamos Conversar: http://www.flickr.com/photos/precisamosconversar

Por Monique Rodrigues

Facto – Agência de Comunicação

21/10/2010