terça-feira, 12 de abril de 2011

E o PDOT com isso? Alagamento na UnB pode ser um alerta

Brasília, 50 anos. UnB alagada. Problema da UnB?
Alagamento na UnB. Uma torrente de água desce em direção ao lago Paranoá, seguindo o percurso de mais baixo relevo e fez da área de ventilação do ICC um salto de cachoeira.
Acabamos, todos, falando do 'alagamento da UnB', pois foi na UnB que a água parou, foi no ICC que a água formou verdadeiros 'piscinões' e derrubou paredes.
Mas o Sistema Ambiental, sempre, funciona em ciclo. Para entender, não podemos olhar somente para o ICC (temos que olhar, sim, para restaurar, etc), mas devemos voltar os olhos na direção de que veio a água.
Como quem procura um ponto (ou vários pontos) de desequilíbrio no Sistema. Em pleno momento de discussão do PDOT (Plano Diretor de Ordenamento Territorial) na Câmara Legislativa do Distrito Federal, não podemos, mesmo, pensar que o alagamento na UnB é um problema da UnB.
Não é.
É um problema urbano de Brasília, Distrito Federal. Brasília, a cidade que vai precisar se reinventar aos 50anos. Para não sucumbir. Não queremos, certo?
Mãos `à obra, não só na reconstrução dos espaços da UnB, mas em um olhar mais amplo sobre o contexto urbano, as modificações ambientais que estão acontecendo (setores novos a cada dia, ruas qualhadas de faixas de 'lançamentos imobiliários', áreas de reserva progressivamente desmatadas... e por aí vai).

Piscinões

Falando em piscinões, quando começaram em São Paulo, pensa-se 'é um ano ou outro', 'foi um caso esporádico'. Hoje, virou rotina. É esse o caminho para Brasília? Ficaremos, comunidade do Distrito Federal, de braços cruzados esperando os piscinões anuais? depois semestrais? mensais? semanais? 
Sobre a questão da drenagem na Asa Norte, veja o link abaixo
http://unbagencia.wordpress.com/2011/04/11/porque-o-icc-alagou/
Outra reportagem, vídeo, produzida pelo Blog A República
http://www.youtube.com/watch?v=39GUbwE05HE&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário