segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alagamento da UnB

UnB para após alagamento nesse domingo
Enchurrada invade ICC e outros prédios da UnB na tarde do dia 10/4

De acordo com o twitter de estudantes presentes na universidade, a maior parte dos estragos se encontra no subsolo do Intituto Central de Ciências, o ICC. Segundo os twitts do DCE-UnB, a biblioteca não teve graves prejuízos como o Instituto de Artes, IDA, que perdeu livros e obras do acervo. Os anfiteatros, recém reformados foram destruídos e paredes do subsolo caíram pela força da água.

As aulas estão suspernsas e a Defesa Civil fechou a área para retirada da água por meio de bombas hidráulicas e avaliação das áreas de risco.

Muitas razões são apontadas como agravadoras do alagamento. A falta de locais de escoamento da água é a principal delas, embora possamos questionar quanto à expansão da L3 Norte*. Bocas de lobo não foram construídas de modo suficiente na obra de expansão, possibilitando a descida para a UnB do forte fluxo de água; sem desconsiderar, naturalmente, que o fluxo de água foi maior do que o usual.
*Em tempo, passado o fragor da hora, fotos e informações que circulam dão conta de  que a torrente de água partiu de áreas mais elevadas (em termos de relevo) e 'desceu' em direção ao lago Paranoá, área de baixo relevo. No meio do caminho, encontrou a UnB.

A insuficiência das bocas de lobo pode ser constadada pelo fato de que mesmo pequenas chuvas provocam alagamento de água na L3 Norte. Juntam-se outros fatores, como lixo urbano e outros que cabem aos especialistas elucidarem (p.s.: incluindo os canais de escoamento pluvial não só nas imediações da UnB, como citado, mas também em pontos do conjunto Plano Piloto). Da mesma forma, cabe aos especialistas elucidarem, à sociedade civil organizada cobrar e propor, ao jornalismo inquirir por respostas.

Seja no Rio de Janeiro, seja em Brasília, em qualquer lugar catástrofes naturais poderiam ser evitadas, ou minimizadas, se existisse o cuidado necessário no planejamento urbano, como o caso das obras de escoamento na L3 Norte, sem atribuir a isto a causa direta do alamento,mas salta a questão do escoamento na L3 Norte salta aos olhos a cada chuva.

A equipe do Projete se entristece com o ocorrido, se solidariza pelas enormes perdas da UnB-TV, da empresa junior AD&M, do IDA, do ICC e de todos os locais prejudicados.

Esperamos que os estragos não se prolonguem e não prejudiquem as aulas, projetos de pesquisa e extensão.


Fontes:
@dceunb
@felipemalta_
@wemersons
http://www.fac.unb.br/campusonline/
Fotos por Mayara Reis, da rádio CBN e @felipemalta_


Iasminny Cruz, especial para o Projete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário