quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rio que abastece parte de Aracaju (SE) está contaminado com herbicidas


Segundo pesquisadores, fonte de contaminação são produtos químicos utilizados na cana-de-açúcar cultivada na área de recarga do rio Poxim
.

Agência Notisa – Cerca de 27% do abastecimento de água da cidade de Aracaju (SE) é proveniente da sub-bacia do rio Poxim. Pesquisadores da Universidade Federal do Sergipe (UFS), da USP e da Embrapa alertam, em um estudo publicado na edição de abril/junho deste ano da Revista Ciência Agronômica, que as áreas de recarga desse rio já não são mais ocupadas por vegetação nativa. A atividade agropecuária, em especial o cultivo de cana-de-açúcar, está se expandindo na região. Como consequência, o uso de herbicidas na cultura da cana pode resultar na contaminação da água.

 Na pesquisa “Herbicidas no alto rio Poxim, Sergipe e os riscos de contaminação dos recursos hídricos", Fábio Brandão Britto, do programa de pós-graduação em Agroecossitema/NEREN/UFS, e colegas avaliaram o risco de contaminação de águas superficiais e subterrâneas por herbicidas no alto da sub-bacia do rio Poxim. Eles avaliaram ainda a presença dos herbicidas diuron e ametrina à montante das plantações de cana-de-açúcar.

Segundo o artigo, os autores fizeram um monitoramento bimensal de julho de 2009 a julho de 2010, em dois pontos de amostragem. A partir da análise da água, eles constataram a presença dos dois herbicidas no rio.


"A qualidade da água na Sub-bacia do Rio Poxim está sendo influenciada pelo uso de herbicidas na região", concluem os pesquisadores na publicação. Eles observaram concentrações de diuron e ametrina acima dos padrões internacionais para água destinada ao consumo humano no rio Poxim-Mirim.


Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902012000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#top.


Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário