terça-feira, 31 de maio de 2011

Oficina de Produção e Edição em Vídeo agrega atores da sustentabilidade na UnB

Segunda oficina de produção de vídeo  "o que é sustentabilidade?" atraiu novos  participantes.
Na próxima semana, estaremos trabalhando na campanha da Coleta Seletiva Solidária (DEX/NAA/GT Resíduos Sólidos)

 A oficina aconteceu no dia 01 de junho, na FAC UnB, vide foto (@Bárbara Cruz/Projete) com alguns dos participantes da Oficina de Produção e Edição de Vídeo.

Um público atento e participativo esteve presente na Oficina de Produção e Edição de Vídeo promovida pelo Projete (organização das extensionistas Bárbara Cruz,Bárbara Cabral,Rafaela Lima e Dione Moura) em parceria com o Sustentação (Carolina Ramalhete).

Uma das interfaces do Projete com os projetos, grupos e atores da sustentabilidade na UnB, ocorre por meio de oficinas. É um momento de permuta de informações,no qual o Projete oferece orientações técnicas,escuta os participantes e busca instar a produção e comunicação para sustentabilidade.

A primeira oficina, assim como a que irá acontecer amanhã, foram comandadas pela extensionista Bárbara Cruz, do Projete, com coordenação da profa Dione Moura, Projete e parceria da Carol Ramalhete, Sustentação, com apoio de extensionistas do Projete.

Nas oficinas, além dos aspectos práticos e técnicos do processo de produção e edição de vídeos, trazemos o debate sobre a importância estratégica de registrarmos e veicularmos, por meio de recursos do audiovisual e das redes eletrônicas, vídeos, documentários, posts, sobre experiências de sustentabilidade que ocorram na UnB ou em outros espaços sociais.

Na primeira Oficina, lançamos um convite para os participantes: produzam  um vídeo  de um minuto a partir das perguntas  "o que é sustentabilidade" e "o que fazemos pela sustentabilidade".

Sabemos que alguns grupos, a exemplo do Projeto Usina já se movimentou e registrou algumas experiências em vídeo, a partir do convite na última oficina.

Na segunda oficina,que aconteceu ontem,01 de junho, refletimos sobre o que podemos fazer mais em termos de registro e divulgação audiovisual das experiências de sustentabilidade, extensão, ação comunitária na questão socioambiental no território da UnB.

Coleta Seletiva

Já fizemos outras oficinas de educomunicação, comunicação para sustentabilidade, redes sociais, mídias eletrônicas e, também, de produção e edição de vídeo.Iremos continuar, fique conosco nessa rede de ações pela sustentabilidade.


Agora, o Projete e diversas pessoas e grupos que atuam na questão socioambiental na UnB preparam-se para o lançamento da Campanha da Coleta Seletiva Solidária (DEX/NAA/GT Resíduos Sólidos).

SERVIÇO

Lançamento da Campanha Coleta Seletiva Solidária (DEX/NAA/GT Resíduos Sólidos)
Dia: 07 de junho, terça-feira
Horário: 10h
Local: Ceubinho, Ala Norte do ICC, Campus Darcy Ribeiro UnB,  Asa Norte

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uma roda de conversa, de mãos dadas pela Coleta Seletiva Solidária nos campi UnB

GT Resíduos Sólidos, do Núcleo da Agenda Ambiental, agremia parcerias e planeja campanha de coleta seletiva solidária para os 4 campi da UnB

No fim de tarde dessa quinta-feira, nos reunimos na sala do mestrado do CDS, CET, campus Darcy Ribeiro,UnB. Abrindo a roda de conversa, a professora Izabel Zanetti, da UnB Ceilândia e do GT Resíduos Sólidos/NAA/DEX anuncia os planos para a coleta seletiva.
A ideia é fazer um dia de lançamento nos 3 campi da UnB (Darcy Ribeiro, Ceilândia e Gama), e, quem sabe, relançar no Campus Planaltina, que já fez lançou a coleta seletiva.

Convidados via redes sociais, estavávamos presentes diversos atores que atuam na Extensão e em grupos comunitários na comunidade UnB.

O Projete estava na roda de prosa/planejamento, também a rede Sustentação, o Projeto Usina, o Pare, Pense e Descarte, o projeto Veicular e o Projeto Tupã. Contamos com a presença de reportagem do campus online, que acompanhou os animados planos preparatórios para a implantação da coleta seletiva na UnB.

Um convidado especial trouxe-nos orientações importantes para o processo de adesão de cooperativas - o senhor Francisco Chagas, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Vou poupar de anunciar as datas aqui, pois o Núcleo da Agenda Ambiental irá acertar os últimos detalhes para divulgação e dar o pontapé no processo.

Mas já anuncio que teremos, no início de Junho, entre os dias 3 e 10, uma extensa - e intensa - programação da coleta seletiva solidária nos campi UnB.

Teremos até uma oficina de construção de bonecos, que acontecerá no IdA na próxima semana.

É esperar para ver - e participar.

A coleta é Seletiva e Solidária.

Sigamos. Por aqui, também atualizaremos o processo.

Até logo mais.

Projete Comunicação para Sustentabilidade. Extensão FAC UnB: Logo mais, às 16h30, planejamento da coleta seleti...: "Amigos, já falamos sobre ' coleta seletiva' e questão do lixo aqui no Projete. Temas absolutamente ligados à sustentabilidade. Agora, ret..."

Logo mais, às 16h30, planejamento da coleta seletiva solidária na UnB

Amigos,

já falamos sobre 'coleta seletiva' e questão do lixo aqui no Projete. Temas absolutamente ligados à sustentabilidade.

Agora, retomamos e transmitimos o convite do Núcleo da Agenda Ambiental/DEX UnB para reunião que acontecerá hoje:

Reunião: planejamento da coleta seletiva solidária na UnB
Data: hoje, 26/05
Horário: 16h30 às 18h
Local: Centro de Excelência em Turismo, na sala do mestrado do CDS,Campus Darcy Ribeiro.
Público: a reunião é aberta a todos que queiram colaborar para uma política de coleta seletiva solidária na UnB.


Após a reunião, a rede Sustentação irá reunir também,convite,este último, da Carol Ramalhete.

Abaixo,um post anterior,de um trabalho também relevante nesse tema coleta seletiva:

Projete Comunicação para Sustentabilidade. Extensão FAC UnB: Coleta seletiva solidária, dever de todos: "Estudante de Saúde Coletiva, UnB, convida para conhecermos o blog do Projeto de Extensão 'Pare, pense e descarte - coleta seletiva solidária..."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rede Sustentação convida para reunião na próxima sexta-feira, 20 maio

Rede Sustentação fará reunião  na próxima sexta-feira, 20 de maio, 17h  as 19h30, ali no gramado da SG10, em frente ao local que acontecem as aulas de Yoga (Campus Darcy Ribeiro, UnB).

No aconvite divulgado pelas mídias digitais, a Carol Ramalhete convida para conversarmos sobre:

1- Comunicação coletiva - criação de página ou blog + oficina para os grupos
2 - Seminário Socioambiental - que questões são importantes debater?
3 - Agenda de Oficinas- é horas dos gupos mostrarem o que fazem e trocarem!

Quem tiver mais sugestões de pauta encaminhe ao grupo, avisa a Carol. Também convida para levarem  som depois da conversa e alimentos para um lanche coletivo.


E a rede Sustentação já está com perfil no Facebook, visite, compartilhe, participe.


https://www.facebook.com/pages/Sustenta%C3%A7%C3%A3o/162606510470204ra


Apoio de vários projetos comunitários e de extensão da UnB e também do |Projete: Comunicação para Sustentabilidade.
@projetetuitando

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sustentação tem potencial de uma rede solidária

 O Projete esteve presente na reunião descrita abaixo, com a participação da extensionista estudante Luana Luizy e da extensionista profa Dione Moura.

Informe por Carolina Ramalhete

Na reunião, que aconteceu em 04 de maio, no SG 10, UnB, os 17 presentes, dentre  representantes de coletivos, instituições e grupos comunitários diversos, concluíram que o coletivo Sustentação tem potencial de formar uma rede solidária. Todos têm vontade de se organizar  em rede e dar continuidade aos encontros, mas o que isso significa?

A rede solidária é uma organização horizontal de pessoas, que podem representar instituições,  coletivos ou a si mesmas. Na rede solidária não há hierarquias e ocorre a gestão partilhada, a liderança múltipla e a participação voluntária. O grupo promove o empoderamento e a autonomia dos integrantes, o diálogo e a atuação engajada, reunidos em torno de propósitos, valores e ações compartilhadas. É uma forma de se organizar e funcionar baseada na troca e nas conexões, nos fluxos e na comunicação, que se fortalece e se mantém viva pela vontade, pelo protagonismo dos membros e pelas ações desenvolvidas coletivamente.
Na sustentação as estratégias de vinculação e diálogo são rodas de conversa e oficinas. Também há uso de ferramentas virtuais. A causa comum aos integrantes do coletivo é o trabalho pela sustentabilidade socioambiental, e o lugar de encontro é a UnB.

Um dos potenciais de atuação da Sustentação é a práxis em prol da gestão sustentável da UnB. Isso se dá pelo desenvolvimento de projetos e pelo diálogo sobre questões socioambientais relevantes. Conforme o grupo ganha identidade surgem possibilidades de participação em espaços públicos de discussão. 

Sustentação participará da organização do Seminário Socioambiental da UnB

Haverá ainda no primeiro semestre de 2011 um seminário para discutir políticas de sustentabilidade na UnB, organizado pelo Núcleo da Agenda Ambiental.  O NAA abriu espaço para que a Sustentação participe do planejamento do Seminário, sugerindo temas, enfoques e metodologias. É uma oportunidade para que os integrantes se posicionem e participem do processo de transformar as ações socioambientais realizadas na UnB em políticas permanentes, em benefício da comunidade Universitária e das comunidades do DF e entorno que são focos das ações extensão. Haverá reunião da Agenda Ambiental para planejar o evento na quarta, 12 de maio,  15h, e representante da Sustentação terá assento na mesa de diálogo. As contribuições e idéias relativas ao evento podem ser enviadas por e-mail (sustentaçãounb@gmail.com, carolramalhete@gmail.com) ou compartilhadas em reunião prévia, também na quarta-feira, 12 de maio, 13:15, no pátio da Reitoria.

Bolsas apóiam estudantes que desejam se vincular aos projetos Agenda Ambiental da UnB
Quem quer participar de projetos de extensão relacionados à temática socioambiental pode concorrer a bolsas de extensão do DEX. Para isso é importante conhecer e contatar os projetos existentes, detectar as vagas disponíveis e se inscrever, para participar da seleção que ocorrerá no dia 13 de maio. Há trinta bolsas de extensão reservadas para projetos ambientais no Edital PIBEX em vigor. Novos projetos poderão se cadastrar a partir do semestre que vem. Para saber mais contatar Mariana da Agenda Ambiental da UnB: marianavaz.naa@gmail.com.

Mural da Ação Sustentável:
Projeto USINA
Há bolsa para participar do projeto Segundo Tempo no CO
Interessados em criação de horta comunitária com parceiros do projeto USINA e
Interessados em pensar e organizar exposição ambiental na BCE entrar em contato com USINA.
Contatos: Edivar Noronha e Thais  Khouri

Projeto Tome Consciência
Precisa-se de parceiros para atuar no projeto Tome Consciência
Temas foco: educação ambiental, consumo consciente, reciclagem
Contato: Evy Bernardes

Projete Comunicação para Sustentabilidade
Espaço para doação de livros. Arrecadação na FAC
*Também para realização de oficinas de comunicação
Contato: Dione Moura e blog www.projeteunb.blogspot.com

Projeto Reciclando o Cotidiano
Precisa-se de voluntários para realizar Oficina em escola do Guará na semana no Meio Ambiente – 
Contato: Edward Conrado

NAA/DEX
Bolsas de Extensão – 30 vagas para atuação em projetos ambientais, até 13 de maio.
Contato: Mariana Tassi

Sustentação
Reunião dia 12 de maio, 13:15, para planejamento participativo do Seminário sobre Sustentabilidade na UnB -  2011
Contato: Carolina Ramalhete

NESCAU
Encontro/ Oficina permanente NESCAU – sextas 12 horas na horta urbana – perto do restaurante Natural, ICC Norte, subsolo.
Contato: Tainá Tupinambá

Contatos:
"Mariana Vaz Tassi" <marianavaz.naa@gmail.com>, (NAA/DEX)
"Edivar Noronha" <ednoronha@gmail.com>, (USINA)
"Thais Khouri" <thaiskhouri@gmail.com>, (USINA)
“Tainá” < tainatupinamba@hotmail.com>,(NESCAU)
"Dione Oliveira Moura" <moura@unb.br>, (PROJETE)
"Evy Bernardes" <evybernardes@gmail.com>, (Tome Consciência)
"Edward Conrado" <condorcruz8@yahoo.com.br>, (Reciclando o cotidiano)
"Carolina Ramalhete" <carolramalhete@gmail.com>, (Sustentação)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Água no DF: um problema que é para ontem

Como  o Projete já está pautando a questão da água no DF, a matéria a seguir vem a calhar.
---

Relatório do TCDF revela que falta de água poderá ser constante este ano


Lilian Tahan (Correio Braziliense)
 Publicação: 27/02/2011 08:07 
A população do Distrito Federal tem sido frequentemente surpreendida com os apagões que deixam pontos centrais da cidade no escuro. Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) sobre a gestão de recursos hídricos a que o Correio teve acesso com exclusividade apontou que, se os gestores públicos não tomarem providências urgentes, a capital da República pode ter de lidar, já em 2011, com um outro problema que, a exemplo dos blecautes, afetará drasticamente a rotina urbana: a falta de água. Um estudo minucioso sobre as condições dos recursos hídricos que atendem ao quadrilátero revelou o risco de desabastecimento em um futuro recente, caso medidas de contenção, preservação e investimento em novas fontes não sejam providenciadas.

Auditores do TCDF foram a campo com o objetivo de responder a duas perguntas que nortearam o trabalho de investigação concluído em 25 de novembro passado, mas só agora divulgado pelo órgão. A capacidade de fornecimento de água é suficiente para garantir o abastecimento público hoje e no futuro? Os órgãos públicos distritais promovem adequadamente a conservação e a recuperação dos recursos hídricos? A resposta para os questionamentos é preocupante. Segundo os técnicos do tribunal, a quantidade de água usada pela população alcançou a disponibilidade dos mananciais que abastecem a capital, ou seja, “o DF corre o risco de desabastecimento caso alternativas não sejam implementadas em curto e médio prazos”.

Segundo o estudo, que tomou como base o ano de 2009, a demanda por água no dia de maior consumo nesse período chegou a 96,9% da disponibilidade dos recursos ofertados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF. A Caesb opera cinco sistemas que tratam a água. Estudos realizados para medir o potencial de abastecimento público revelaram que a disponibilidade dos mananciais chega a, no máximo, 8.820 litros por segundo e que, na média, a vazão foi de 7.120l/s. Essa é a quantidade do líquido que saiu das estações de tratamento em direção às casas dos consumidores. No pico do consumo, foi registrada uma vazão de 8.544l/s, ou seja, uma folga de apenas 3% da capacidade total. A situação levou os auditores a concluir que é real a possibilidade de faltar água. “Como efeitos, citam-se o risco, já em 2010, de desabastecimento nos dias de maior consumo, podendo o deficit entre a oferta e a demanda alcançar 979 litros por segundo”, consta na auditoria.

O crescimento da população, hoje estimada em 2,8 milhões de habitantes, é apontado como um dos fatores que aproximou a demanda por água da capacidade de produção. Mas não é só isso. Entre as causas do risco de desabastecimento, os auditores citam também a falta de investimento em órgãos de gestão da água, o que diminui a capacidade de proteção e recuperação de áreas degradadas. Segundo o relatório, os gestores públicos responsáveis pela tarefa desconhecem a situação desse patrimônio. Das 10 mil nascentes estimadas no DF, apenas 300 estão identificadas e cadastradas. E, de 30 mil captações individuais, apenas 4 mil foram registradas. A falta de informação sobre a situação dos recursos hídricos prejudica as etapas de planejamento e as ações de fiscalização no sistema de abastecimento.

Outro efeito da falta de investimento em órgãos ligados ao tema é a carência de recursos humanos e a dificuldade de capacitação de servidores. No Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram), por exemplo, a auditoria detectou que, até o fim de 2009, existiam apenas 16 fiscais de controle ambiental, sobrecarregados com demandas de órgãos como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e a Corregedoria-Geral. Além disso, a análise dos técnicos mostrou que as atividades de fiscalização se concentram em apenas três pontos do DF: Lago Oeste, Mestre D’Armas e Vicente Pires. Das 2.591 ocorrências de 2009, 87% referem-se a essas regiões.

A análise do perfil das despesas do Ibram no período demonstrou ainda que, de um orçamento de R$ 11,7 milhões, R$ 5,8 milhões foram usados para cobrir despesas de funcionamento do órgão e apenas R$ 452,4 mil, aplicados em iniciativas de prevenção e controle de riscos ambientais, além de fortalecimento em fiscalização.

Captação pública
O Distrito Federal tem sob sua influência três bacias hidrográficas: Paranoá, Tocantins — também conhecida como Araguaia — e São Francisco. As três são divididas em sete sub-bacias (São Marcos, Paranoá, São Bartolomeu, Descoberto, Corumbá, Maranhão e Preto). No DF, são operados cinco sistemas de captação de água para abastecimento público. Dois deles, o do Descoberto (60,1%) e o de Santa Maria (21,7%), respondem por pouco mais de 80% da água consumida na região.


Pouca verba

Confira o quanto o governo investiu em políticas de recursos hídricos no ano de 2009, período usado como referência em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O trabalho dos técnicos concluiu que o orçamento é insuficiente para garantir, nos próximos anos, abastecimento de água à população que vive na capital da República.

Órgão - Despesa em R$

Agência reguladora de águas e saneamento básico (Adasa)- 22 milhões

Caesb (investimento) - 141,9 milhões

Caesb (despesa) - 756,9 milhões

Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram) - 1,7 milhões

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - 62,6 milhões

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/02/27/interna_cidadesdf,240049/relatorio-do-tcdf-revela-que-falta-de-agua-podera-ser-constante-este-ano.shtml

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Coleta seletiva solidária, dever de todos

Estudante de Saúde Coletiva, UnB, convida para conhecermos o blog do Projeto de Extensão "Pare, pense e descarte - coleta seletiva solidária.

Vamos lá?

"Olá a tod@s, envio o email para divulgação do blog do projeto de extensão Pare, pense e descarte - coleta seletiva solidária. Sigam o blog é super fácil, apenas clique em seguir e digita sua conta de email você vai ficar por dentro do movimento socioambiental da Universidade de Brasília".

Serviço
www.parepensedescarteunb.blogspot.com

Contato:
Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos
Graduando em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília - UnB
Projeto de extensão Pare, pense e descarte - Coleta seletiva solidária
www.parepensedescarteunb.blogspot.com
---
 Se você, de outro projeto, deseja divulgar suas atividades na área socioambiental, entre contato com o Projete Comunicação para Sustentabilidade, inclusive aqui mesmo pelo Blog do Projete.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Núcleo Agenda Ambiental UnB abrirá 30 bolsas de Extensão

Mobilização dos grupos socioambientais na UnB

O novo Edital PIBEX 2011 está oferecendo 30 bolsas de extensão para projetos de cunho ambiental.
O Núcleo da Agenda Ambiental convoca a todos os interessados a integrar, conhecer os projetos e/ou criar novas propostas de extensão para participarem da reunião do grupo SustentAção a ser realizada no dia
04 de maio (quarta-feira) às 17:30 horas.
Local:SG-10 núcleo de Vivência (atrás do prédio de música)
Campus Darcy Ribeiro – UnB

Informações:
8105-9717 (Mariana) / 8185-0507 (Carolina)

Realização:
SustentAção: grupo de articulação da rede de ações ambientais na UnB
Núcleo da Agenda Ambiental /DEX

 
--
Mariana Vaz Tassi
NAA - Núcleo da Agenda Ambiental/DEX/UnB
Tel.: (061) 3107-0320 ou 3107-0321
                8105-9717

"Faça diferente, faça consciente"
www.naa.unb.br